Com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, o Pronto Socorro da Santa Casa de Itapira conta com uma equipe preparada nos parâmetros técnicos, éticos e solidários.

Além dos equipamentos de ponta para atender as mais diferentes necessidades e problemas, nossos profissionais da recepção, enfermagem e médicos plantonistas são treinados para acolher, de forma humanizada, todos os pacientes, organizando o atendimento e respeitando a complexidade dos casos recebidos.

A ordem do atendimento no Pronto Socorro é feita através da classificação de riscos e não, exclusivamente, por ordem de chegada.

Os cuidados e respeito que temos com os nossos pacientes são identificados já na recepção com o preenchimento da Ficha de Atendimento Ambulatorial. Em seguida, o enfermeiro promove o acolhimento do paciente para coletar as informações importantes e realizar a mensuração dos sinais vitais, ouvindo e compreendendo o problema e a queixa do paciente.

Cada paciente, por sua vez, é classificado, por cor, conforme o risco de atendimento, sendo:

Vermelho (atendimento imediato)

Amarelo (casos urgentes)

Verde (casos de menor gravidade)

Todo este cuidado em acolher e classificar os riscos dos pacientes que chegam ao Pronto Socorro é estrategicamente realizado para prestar uma assistência humanizada, otimizando o tempo de espera e priorizando as ocorrências de acordo com sua gravidade.

Por fim, este modelo visa atender com a qualidade e respeito que todas as pessoas merecem.

Assistência

humanizada

Otimização de tempo

de espera

Priorização de ocorrências de

acordo com a gravidade

Qualidade e

respeito

Sabemos que esta informação gera dúvidas, preocupação e impacto na vida de muitas pessoas. Por isso, fazemos questão de falar com transparência, respeito e responsabilidade.
A partir de 12 de janeiro de 2026, a Santa Casa de Misericórdia de Itapira realizará uma readequação temporária no funcionamento do Pronto Socorro e da retaguarda materno-infantil. Essa decisão não foi simples e só foi tomada após muitos estudos, análises técnicas e financeiras, sempre com foco na segurança dos pacientes e na continuidade do hospital.
Vivemos um momento de ajustes necessários. A nova gestão vem trabalhando de forma intensa para reorganizar as contas, reduzir dívidas e preparar a Santa Casa para um futuro mais sustentável. Essa readequação faz parte desse processo, para que possamos seguir cuidando da nossa comunidade com qualidade, responsabilidade e planejamento.