timeline_pre_loader

1899 - Início

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira, instituição filantrópica, foi fundada em 24 de dezembro de 1899 com a finalidade de servir a comunidade itapirense e manter um hospital exercitando caridade.

1900 - Estatutos regimentais

No dia 1 de janeiro de 1900 aprovou-se o Compromisso da Irmandade elegendo-se a mesa diretora com quarenta e duas pessoas, tendo como primeiro Provedor da Instituição o Dr. Francisco de Paula Moreira Barbosa.

Esse “Compromisso” era, na verdade, os estatutos regimentais da Santa Casa, composto de 13 títulos e 106 artigos.

1908 - Construção (primeira parte)

Em 2 de junho de 1908 inaugurou-se o primeiro pavilhão do hospital.

1915 - Construção (segunda parte)

Demais pavilhões foram concluídos.

1961 - Grande reforma

Em 1961 iniciou-se uma grande reforma na Santa Casa, os prédios antigos foram demolidos e novos edifícios foram construídos para aumentar a quantidade de leitos atendidos e melhorar os serviços prestados à população de Itapira.
Atualmente
Área construída