Por Helen Reinhart Camargo Catarino – (CorenSP 79362) | Atualizado em 19 de fevereiro de 2019
Quando o carnaval se aproxima as fantasias coloridas costumam sair dos cabides para ganharem as ruas. Contudo, no embalo destas festas para lá de popular, é comum corações se apaixonarem e as roupas repletas de lantejoulas irem logo ao chão.
Se é tempo de fantasiar-se, não podemos esquecer também daquela roupagem a quem tanto te dá prazer. A camisinha deve estar no bolso de homens e nas bolsas das mulheres, sem preconceitos e vergonhas.
É obrigação de homens e mulheres carregarem este pequeno objeto que poderá salvar a sua vida. Independentemente de suas intenções para os dias de carnaval, leve. Nunca se sabe quando será preciso utilizá-lo. Depois que o clima esquentar, você não vai querer interromper nada para ir a uma farmácia ou posto de saúde. Faça isto com antecedência e já deixe o preservativo como um item obrigatório de sua fantasia.
IST
A IST (Infecção Sexualmente Transmissível) é um novo termo adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2016. O termo veio para substituir e tornar o conceito da tradicional DST (Doenças Sexualmente Transmissível) ainda mais abrangente.
A IST faz também referência aos períodos e doenças assintomáticas, ou seja, sem sintomas e identificadas apenas com exames laboratoriais. Elas podem se manifestar por feridas, corrimentos ou verrugas anogenitais.
Exemplos de IST e seus tratamentos
As Infecções Sexualmente Transmissíveis podem ser provocadas por bactérias, vírus e parasitas. Entre elas estão:
- Herpes genital
- Sífilis
- Gonorreia
- Infecções pelo HIV
- Infecções pelo Papilomavírus Humano (HPV)
- Hepatites virais B e C
- Cancro
- Linfogranuloma venéreo
- Tricomoníase
Prevenção com camisinha
A forma mais eficaz de se prevenir contra as IST é com o uso do preservativo, ou popularmente conhecida como camisinha. Os postos de saúde distribuem gratuitamente um modelo padrão de preservativo, mas há ótimas opções a venda nas farmácias para quem gosta de variar os sabores ou modelos para apimentar ainda mais a relação e turbinar a fantasia.
Após as festas, não esqueça de agendar uma consulta com o seu médico. Usar preservativo não é garantia que você está imune a todas IST e ir ao médico (ginecologista ou urologista) ao menos uma vez no ano poderá ajudar na prevenção e também no diagnóstico de alguma doença. Quanto antes descobrir, mais fácil será o tratamento.
A IST aparece, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir em outras partes do corpo, como por exemplo palma da mão, olhos e língua. Observe seu corpo durante a higiene pessoal e sempre que perceber algum sinal ou sintoma, procure um médico.
Encare o uso do preservativo como um cinto de segurança, ele salvará sua vida.