No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Nos últimos anos, todo o mês de novembro tem sido dedicado a conscientização com o cuidado da saúde masculina. E aqui na Santa Casa de Itapira também apoiamos a campanha do Novembro Azul.
Dados importantes
Estatísticas apontam que o câncer de próstata é o segundo mais mortal entre os homens, mas há outros dados que também impressionam, confira:
- É o tipo de tumor não cutâneo mais comum em homens
- Um em cada sete homens terá a doença
- Só no Brasil, em média, a cada oito minutos um caso é diagnosticado
- A mortalidade também é alta, com um caso a cada 40 minutos
Contudo, também há uma informação positiva: o Câncer de Próstata é um dos mais curáveis quando descoberto em fases iniciais.
Causas
Há constantes estudos para que as autoridades médicas encontrem as principais causas de todos os tipos de câncer. Hoje, consideramos que as principais são:
- Envelhecimento
- Fatores hereditários
- Etnia
- Fatores hormonais
- Infecções
- Dietas
- Obesidade
Como são diferentes fatores e muitos deles ainda podem estar ocultos, é recomendado que os homens estejam sempre praticando hábitos saudáveis.
Sintomas
No início, a doença não apresenta nenhum sintoma, mas pode ser que surjam:
- Dificuldades de urinar
- Demora em começar e terminar de urinar
- Sangue na urina ou no esperma
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia
- Dores ósseas
Como na maioria das vezes a doença é silenciosa, é importantíssimo a consulta médica regular com urologistas para que eles possam examinar.
Infelizmente, não é o que ocorre na maioria das vezes. No Brasil, dois em cada três homens com mais de 40 anos não realiza o exame de toque retal e quase a metade dos homens brasileiros nunca realizou um exame de sangue sequer.
Motivos da fuga dos homens dos consultórios
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os principais motivos para que os homens fujam dos consultórios médicos são:
- Falta de prioridade com a saúde
- Preconceito e machismo com o exame do toque retal
- Medo de sentir dores
- Medo de descobrir doenças
- Desorganização
- Desconhecimento
Resumindo, todos os fatores são por falta de informação. Se todos os homens soubessem que os exames são simples, rápidos e um dos principais fatores para o diagnóstico precoce responsável por salvar vidas, certamente as estatísticas seriam mais positivas.
Dicas na prevenção
Separamos algumas dicas para ajudar os homens na prevenção da doença e na saúde masculina como um todo:
- Homens com mais de 45 anos devem fazer os exames de toque e de sangue uma vez por ano, para os homens que têm casos de câncer de próstata na família é recomendado que os exames comecem a serem feitos a partir dos 40 anos
- Faça o autoexame para identificar possíveis nódulos ou varizes testiculares
- Gordura animal deve ser evitada
- Elimine ou reduza a quantidades de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas
- Utilize preservativos nas relações sexuais
- Faça atividade física regularmente
São basicamente dois exames principais e complementares que todos os homens precisam fazer: o toque retal e o exame de sangue.
O primeiro é realizado pelo próprio médico no consultório. Já o segundo é solicitado para ser realizado em algum Laboratório de Exames, mas o resultado deve ser analisado pelo médico que, em caso de necessidade, pode solicitar exames complementares.
Tratamentos
Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico da doença, maiores são as chances de cura.
O tratamento do Câncer de Próstata pode ser feito de diversas maneiras após análises de especialistas em Urologia e Oncologia.
Os modos mais convencionais são:
- Vigilância ativa
- Prostatectomia radical (aberta, laparoscópica ou robótica)
- Radioterapia
- Hormonioterapia
- Quimioterapia
Suporte de nosso hospital
Através do nosso CEM (Centro de Especialidades Médicas) você pode agendar consultas com diversos profissionais para auxiliar a saúde masculina.
Contamos com Urologista, Oncologista, Psicólogos e outros profissionais da saúde, conte com a gente. Clique aqui para saber mais.
Conclusão
Você tem um papel fundamental ao contribuir com a campanha divulgando o Azul durante o mês de novembro. E tem algo que você não pode se esquecer jamais: só você pode fazer mais pela sua saúde.
Adquira hábitos saudáveis e faça os exames necessários.
Matéria desenvolvida em novembro/2023 com contribuição do médico urologista da Santa Casa de Misericórdia de Itapira: Dr. Mozart Humberto Campos Molinar – CRM-SP 71612