Vivemos um dos momentos mais delicados da saúde em nosso país e de nossa cidade.
Itapira já entrou para o mapa das cidades do mundo afora com suspeitos da nova enfermidade e o crescimento exponencial de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus deve aumentar nos próximos dias.
Este avanço da doença pode ser barrado através, dentre outras ações, de uma mudança na rotina de sua vida. Será passageiro, por isso salientamos a importância de todos aumentarem suas higienizações e tomares seus cuidados neste período.
Invista no consumo de alimentos que aumentem a sua imunidade e caso surjam sintomas leves de coriza e mal estar físico, faça um tratamento em sua própria casa.
Faça o isolamento, inclusive de amigos e familiares, não permita visitas e deixe o Pronto Socorro para pessoas com sintomas mais graves, como falta de ar ou tosse aliada a febre alta, principalmente para pessoas do grupo de maior risco: idosos, diabéticos, hipertensos ou com problemas respiratórios.
Lembre-se que uma atitude bem pensada sua irá salvar diversas outras vidas. É hora de repensar a sua socialização, manter distâncias físicas com pessoas e objetos, além de evitar aglomerações, inclusive no Pronto Socorro.
O hospital também pode se tornar um local de aglomeração e nele há pessoas com diversas enfermidades. Há casos de acidentes, emergências e pessoas com doenças transmissíveis. Pense bem antes de procurar um Pronto Socorro e aos riscos que estará vulnerável.
Neste momento de pandemia devido ao Covid-19 é recomendado que se tenha consciência de quando se deve procurar o Pronto Socorro.
Desta forma, você protege centenas de pessoas e se protege.
O Pronto Socorro não é procurado apenas por pacientes com suspeita do Coronavírus, há outras doenças muito perigosas e que devemos sempre estar em alerta. Porém, alertamos que, preferencialmente, neste período, apenas as pessoas com os estados mais graves relacionadas ou não ao Coronavírus procurem os serviços de atendimento médico nos Prontos Socorros:
- Sintomas de febre alta com tosse, com ou sem dificuldades de respirar, principalmente de pessoas do grupo de maior risco: idosos, hipertensos, diabéticos e com problemas respiratórios
- Falta de ar
- Dores intensas relacionadas a outras enfermidades
- Acidentados e que apresentam sérias lesões
- Dores no peito, costas ou formigamento dos membros superiores
- Febres altas, dores excessivas no corpo e manchas na pele
Demais enfermidades e dores controláveis, recomendamos que, neste período, sejam tratadas em casa e, quando tudo se normalizar, procure os serviços do Pronto Socorro ou um médico especialista.
Contamos com a compreensão de todos e temos convicção de que juntos iremos superar este período com o mínimo de impacto negativo possível.