O celular possui funcionalidades incríveis e que nos fazem trazê-lo cada vez mais perto da gente. Contudo, devemos nos lembrar que ele não faz parte do corpo humano e o seu uso de forma exagerada pode trazer vários danos à saúde.
Separamos alguns alertas e cuidados saudáveis para melhorar a sua relação com o celular, confira:
- Aproximar o olhar de pontos de luzes pode deixar os olhos ressecados ou causar inflamações e infecções. Não fique mais de 15 minutos consecutivos olhando diretamente para a tela luminosa e dê descansos de 10 a 50 minutos. Já para as crianças o cuidado deve ser ainda maior e não é recomendado o contato visual com aparelhos eletrônicos por mais de 30 minutos diários.
- As luzes do celular podem prejudicar a sua pele, então mais um motivo para passar diariamente filtro solar.
- Tendemos a pender o pescoço para olhar o celular, isto além de sérios problemas de coluna pode provocar um problema estético, a papada. Tenha consciência corporal e postura para acessá-lo. Leve o celular até a altura dos olhos com a cabeça ereta. Outra sugestão é fazer atividades físicas regulares que fortaleçam a coluna e alongamentos para o ombro.
- Pelo fato do celular ser um companheiro seu em todos os lugares da casa e da rua, ele acaba alojando diferentes tipos de bactérias. A higienização do aparelho deve ser feita pelo menos uma vez ao dia com pano e álcool gel.
- Guardar o celular no bolso com frequência pode comprometer a saúde, principalmente a masculina, devido ao aumento do calor na região próxima ao testículo. Opte por transportá-lo em bolsas e deixá-lo a uma certa distância na maior parte do dia.
- A recente classificação do celular como “possivelmente cancerígeno” pela OMS (Organização Mundial da Saúde) trouxe à tona os cuidados quanto as ondas eletromagnéticas do aparelho. É recomendável se comunicar mais por mensagens de texto do que por áudio, uma vez que o celular fica mais longe do cérebro. Outra opção é utilizar o “viva voz”, cuidado para não extrapolar e atrapalhar a rotina de pessoas a sua volta.
- Cuidado para não abusar na digitação. Faça alongamentos para dedos, punhos e segure o celular com a mão toda para não sobrecarregar um único dedo.
- Caso precise ficar muito tempo falando pelo celular, troque com frequência o ouvido que está escutando a ligação para evitar o aquecimento e problemas auditivos.
- Antes de dormir desligue o aparelho e o deixe longe de você. Caso não possa, no mínimo, desligue ou diminua os estímulos luminosos e sonoros.
- Não se esqueça que a vida humana precisa de interações pessoais para o bem-estar físico e mental. Opte mais pelos abraços e conversas do que emotions e vídeos.