Em agosto, mais precisamente dia 8, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Uma importante iniciativa para conscientizar e prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que o colesterol elevado não costuma apresentar sintomas e pode causar infarto ou acidente vascular cerebral.
O alto nível de colesterol no organismo pode ser hereditário, mas é agravado por um hábito de vida desregrado. O colesterol é uma substância gordurosa produzido pelo organismo e também pela alimentação. Em quantidades aceitáveis é essencial para a saúde, ajuda na estruturação de paredes celulares, digestão, produção de hormônios e fabricação de bile. Contudo, em excesso, pode causar o entupimento de artérias.
O diagnóstico deverá ser feito por um médico que analisará os seus exames e uma série de outros fatores, podendo ou não receitar remédios para o controle do colesterol. É muito importante manter uma alimentação balanceada para ajudar no controle. Algumas dicas são:
- Fazer atividades físicas regularmente, no mínimo 3 vezes por semana.
- Trocar as frituras por grelhados e assados.
- Legumes e verduras devem ser consumidos diariamente.
- Inclua mais fibras no seu cardápio, como pães integrais, aveia, linhaça, ameixas e chia.
- Peixes devem ser consumidos no mínimo duas vezes na semana.
- Produtos industrializados, como margarinas, biscoitos, bolachas recheadas, sorvetes e salgadinhos possuem gordura vegetal hidrogenada, prejudicial à saúde. Consuma com moderação.
- Ao assar frangos e carnes com gordura aparente, retire-as. Elas são maléficas à saúde e aumentam a taxa de colesterol no organismo.
- Alimentos embutidos como lingüiça, salsicha, presunto, peito de peru devem ser consumidos com cautela.
- Se distancie de bebidas alcoólicas e cigarros.
- Evite refrigerantes e sucos artificiais, adoçados ou concentrados.